Última atualizacão: 19.04.2023

Marcha Zumbi


Democracia e Direitos Humanos
Calendário

Ano 1995

  • Descrição
  • Outros nomes
  • Bibliografia
  • Temas

Atualização Invalid Date

Em 20 de novembro de 1995,  acontece a Macha  Zumbi dos Palmares, em Brasilia, com organizações dos movimentos negros de todo o Brasil. Os militantes entregam ao presidente da República demandas de enfrentamento às desigualdades raciais. Resultam dessa manifestação o reconhecimento de Zumbi como herói nacional, a criação de Grupo de trabalho Interministerial e normas relativas à valorização da população negra.

A ideia de tornar Zumbi dos Palmares (1655-1695) um símbolo da consciência negra aparece no início dos anos de 1970, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Nos anos de 1980, no contexto da democratização, as marchas acontecem no Brasil em  20 de novembro. Nos anos de 1990, no tricentenário de Zumbi, houve o momento propício para que todas essas mobilizações se concentrassem num evento nacional.

Na marcha de 1995 há a presença de militantes das zonas rurais e urbanas, líderes religiosos, quilombolas, movimentos de mulheres negras, povos de terreiro, jornalistas,  sindicalistas, parlamentares negros e várias associações e organizações não governamentais antirracistas. 

Como resultado dessa manifestação, Zumbi é reconhecido herói nacional, é criado um grupo de trabalho interministerial para discutir o tema da igualdade racial e normas sobre a “valorização da questão racial” são decretadas, inserindo essa temática na agenda pública do Brasil.